III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Chamada para a Jornada

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, é uma série de eventos, realizados por diversas instituições em apoio à luta pelo direito à terra. Em 2016 fazem 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, o tema nessa terceira edição, lembrando o crime que permanece impune. No dia 28 de abril, em parceria com o SOLTEC (Núcleo de Soliedaridade Técnica UFRJ), foi realizado no Centro de Tecnologia (CT) da Cidade universitária, a exibição de filme seguida da roda de conversa “O direito à terra e o papel das tecnologias sociais na reforma agrária”. Além da participação de membros do SOLTEC  e MUDA, que puderam abordar as experiências dos respectivos projetos e sua relação com a reforma agrária, também estiveram presentes membros do IGEO UFRJ e da Escola de História da Unirio, trazendo perspectivas teóricas do tema em relação ao modo de produção capitalista e à formação do Estado brasileiro. Também foi mencionada a importância da extensão universitária como mecanismo de justiça social, e principalmente como ponte para troca entre os saberes tradicionais e acadêmicos. Após as falas dos convidados, foi aberto o debate para perguntas dos demais participantes. Durante o encontro foi oferecido o café agroecológico, com produtos da Feira Agroecológica da UFRJ, realizada pelos produtores da AFOJO, em Guapirim.

Fala dos convidados
Microfone aberto aos participantes