XII Vivência Agroecológica

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Entre os dias 5 e 7 de maio, ocorreu a XII Vivência Agroecológica na microbacia do Rio Fojo – Guapimirim! Visando o fortalecimento da relação consumidor-produtor, organizamos as Vivências com a proposta de promover um espaço de troca de saberes e experiências acerca da produção de alimentos de forma agroecológica, além de oficinas com técnicas de agroecologia e permacultura. Com a parceria MUDA – Capim Limão – AFOJO, desta vez o evento ocorreu no sítio do agricultor William, em Guapimirim. Mais uma incrível oportunidade de compartilhar conhecimentos e conhecer o dia a dia de um agricultor do estado do Rio de Janeiro.

A Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Amigos da Microbacia do Fojo – AFOJO, tem como principal objetivo fortalecer a agricultura local e promover a sustentabilidade dos sistemas produtivos em sintonia com os ciclos da natureza. 
A AFOJO se associa à UFRJ através das Feiras Agroecológicas, que acontecem todas as quintas-feiras, das 7:30 às 15:00, na Cidade Universitária/Fundão. Os pontos da Feira ficam no Centro de Tecnologia, na Faculdade de Letras, e no Centro de Ciências da Saúde.
Diversas atividades foram realizadas, como plantio e colheita de inhame, construção de um sistema de caixas d’água, colheita de urucum, beneficiamento de milho, entre outras.
Um final de semana repleto de experiências diferentes, alimentação saudável, aproximando campo e cidade, e mostrando a interdependência entre ambos no nosso cenário atual. Além de ter o intuito de aproximar os consumidores dos produtores, e do seu trabalho, buscamos também promover uma ponte entre os saberes acadêmicos interdisciplinares, os saberes agroflorestais e tradicionais.
A agroecologia é um caminho que constantemente nos mostra respostas a diversos problemas atuais, sejam eles ambientais, sociais ou econômicos.
Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, ao William por ter nos recebido e ensinado tanto, e à presença de todos que fizeram esse final de semana muito harmônico!
Fiquem ligados para as próximas vivências e atividades!

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”3″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]
Saudações agroecológicas!