Estão abertas as inscrições para curso de produção de PANCs na UFRJ

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O projeto MUDA UFRJ e o Restaurante Universitário da UFRJ estão oferecendo o Curso de Agroecologia RU UFRJ, voltado para implantação de uma horta orgânica de Plantas Alimentícias Não Convencionais, PANCs, e especiarias que atenderá o Sistema de Alimentação da UFRJ.

O curso é voltado para alunos e funcionários da UFRJ, e público externo que tenham interesse em participar da  criação e manutenção dessa horta. E também está aberto para o público em geral.O curso  faz parte da programação da VII JURA, Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Possui a duração de cinco semanas. Serão realizados dois encontros semanais, com 50% da carga horária de atividades práticas. Durante o curso os participantes aprenderam sobre agricultura urbana, identificação e plantio de PANC’s, manejo agroecológico do solo e compostagem.

Estão sendo disponibilizadas 15 vagas. O curso é gratuito e emitirá certificado.

Curso de Agroecologia do RU UFRJ –

Duração: 20 horas

DATA: 25/04 à 25/05

Encontros semanais: às quartas e sextas.

Horário: das 8 às 10h

Local: Restaurante Universitário Central

Clique aqui para fazer sua inscrição

PANC (2)

O MUDA, Mutirão de Agroecologia, é um projeto de extensão veiculado ao programa NIDES entre seus objetivos está a promoção da agricultura urbana a partir da agroecologia e das tecnologia sociais.  O projeto foi criado em 2009 por alunos da engenharia ambiental com objetivo de restaurar áreas degradadas com sistemas agroflorestais que deu origem a agrofloresta, LaVAPer, Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura, que hoje possui  mais de 200 espécies de plantas, onde são desenvolvidas técnicas de compostagem e saneamento ecológico. Atualmente participam do MUDA, alunos de diversos cursos, além de funcionários, professores e artistas.