Curso de Compostagem – MUDA UFRJ

CURSO DE COMPOSTAGEM MUDA

Inscrições no formulário de inscrição

Curso de Compostagem MUDA UFRJ

A compostagem é um processo de decomposição de matéria orgânica que pode ser entendida como o processo de reciclagem da mesma! É uma opção de tratamento descentralizado que estabiliza os substratos orgânicos, elimina patógenos, reduz a poluição em diversos aspectos diretos e indiretos e gera um produto que pode ser usado na agricultura e na recuperação de áreas degradadas: o composto orgânico. É um processo biológico de ecologia complexa que depende da ação de vários microorganismos, bem como de equilíbrio físico-químico do meio.

O grupo MUDA UFRJ – Mutirão de Agroecologia nasceu em 2009 na Engenharia Ambiental e atua com Ensino, Pesquisa e principalmente Extensão de forma interdisciplinar. Nossa história é marcada por diversos experimentos e projetos de compostagem. O maior e mais recente é o projeto de Iniciação Científica “Avaliação Experimental da Compostagem dos Resíduos Orgânicos do Restaurante Universitário do CT”, que tem como objetivo estudar um projeto piloto que viabilize o tratamento biológico dos resíduos orgânicos de toda Cidade Universitária.

Para dar continuidade à pesquisa e promover a capacitação de novas pessoas será promovido um curso de compostagem. Um curso teórico e prático de capacitação, que oferece certificado e valida horas de atividades complementares. Orientado pela Profa. Monica Pertel, do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) e executado pelo bolsista de iniciação científica Tomé Lima, estudante de Engenharia Ambiental. O nosso pátio de compostagem é no LaVAPer – Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura, localizado na entrada de carros do estacionamento do bloco A do CT.

Serão 8 encontros às segundas feiras entre 15h e 17:30h, começando no dia 07/05/2018 e encerrando no dia 25/06/2018. Para participar basta preencher o formulário de inscrição.

Para tirar qualquer dúvida basta entrar em contato com o e-mail muda@poli.ufrj.br.  Não deixe de curtir a nossas página no facebook e instagram!

Saudações Agroecológicas!