Quem somos: histórico do Projeto
O Projeto Muda era inicialmente integrado por alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFRJ. Ao longo dos anos, agregou estudantes de outras graduações, além de alunos da pós-graduação, professores e não universitários. A intenção do grupo é testar e disseminar soluções harmônicas para a vida urbana e rural a partir dos conceitos agroecologia, permacultura e tecnologias sociais, possibilitando a geração de renda, a solução de problemáticas ambientais locais, a melhoria da saúde individual e coletiva, além de promover a aproximação entre campo e cidade. São buscadas, desde então, soluções baseadas na ética e nos princípios da Permacultura e da Agroecologia, de modo a favorecer a consolidação de culturas sustentáveis num contexto de urbanização e preservação da natureza. O grupo se organiza através da autogestão e liderança circular. Em resumo, as decisões, o planejamento e a execução das ações do projeto estão sob o controle de cada integrante e as tarefas são distribuídas a partir da demanda, aptidão e interesse individuais.
O MUDA tem uma área experimental denominada Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura (LaVAPer), localizada no estacionamento do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ, que tem o objetivo de se consolidar enquanto Centro de Tecnologias Sociais pela interação das atividades de extensão, pesquisa e ensino, em um espaço laboratorial vivo e aberto a visitação. Para o desenvolvimento e a manutenção do espaço, são realizados mutirões semanais, planejados coletivamente. A prática está associada à teoria, visto que se preza pelo planejamento integrado epela execução e observação dos experimentos. O conjunto destes integra o Centro de Tecnologias Sociais, contemplando a experimentação, o desenvolvimento e a difusão de tecnologias sociais.
Baseamos nossas ações em cinco linhas de ação: Tecnologias Sociais em Comunidades, Educação Ambiental, Prosumidores, LaVAPer e Comunicação. Realizamos, além de pesquisas, atividades de extensão na Maré, na Vila Residencial da UFRJ, em instituições de ensino e com agricultores da Feira Agroecológica da UFRJ. Tais atividades de extensão se estruturam na forma de minicursos, oficinas, vivências e visitas. Fazemos parte das Redes de Grupos de Agroecologia – REDE UFRJ, REGA RJ e REGA Brasil e do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ – NIDES/CT UFRJ.