IX Vivência Agroecológica na microbacia do Rio Fojo – Guapimirim

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Do dia 17 ao dia 19 de junho realizamos a “IX Vivência Agroecológica na microbacia do Rio Fojo – Guapimirim”, parceria MUDA – Capim Limão – AFOJO. Visando o fortalecimento da relação consumidor-produtor, organizamos as Vivências com a proposta de promover um espaço de troca de saberes e experiências acerca da produção de alimentos de forma agroecológica, além de oficinas com técnicas de agricultura ecológica e permacultura. Desta vez, nossos anfitriões foram Suenia e Antônio, que nos receberam de coração aberto na linda Fazenda Esperança, localizada na comunidade do Fojo, inserida na microbacia de mesmo nome, em Guapimirim, RJ. A Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Amigos da Microbacia do Fojo – AFOJO, tem como principal objetivo fortalecer a agricultura local e promover a sustentabilidade dos sistemas produtivos em sintonia com os ciclos da natureza.

A AFOJO se associa à Universidade Federal do Rio de Janeiro através das Feiras Agroecológicas da UFRJ, realizadas no campus da Ilha do Governador/Fundão, onde produtores comercializam os alimentos que produzem. Guapimirim tem ao seu redor diversos municípios com índices elevados de uso de agrotóxicos na agricultura, e a AFOJO demonstra o potencial da agricultura periurbana de contrapor a lógica do agronegócio e da agricultura com uso de insumos tóxicos.
Realizamos diversas atividades durantes os três dias de vivência. Além de ter o intuito de aproximar os consumidores dos produtores, e do seu trabalho, buscamos também promover uma ponte entre os saberes acadêmicos interdisciplinares, os saberes agroflorestais e tradicionais.
Abordamos diversas questões sobre o ciclo orgânico produtivo através de conversas com os produtores e da vivência direta com as diferentes etapas. Começamos com o processo de comercialização dos produtos através da Feira Agroecológica de Teresópolis, que visitamos no sábado pela manhã. Ao voltarmos da Feira, almoçamos e fomos apresentados ao sítio pelos nossos anfitriões. No fim da tarde começou o animado Arraiá d’AFOJO, com direito à fogueira, música ao vivo e muitas comidinhas típicas deliciosas!

Suenia apresentando o sítio

Caminhada no sítio

D. Oreni na Feira Agroecológica de Teresópolis
No domingo encerramos a vivência com um plantio de palmito pupunha, uma colheita de café na Fazenda Esperança e uma roda de encerramento.
Reunião final

Os produtos orgânicos cultivados na Fazenda Esperança são vendidos às quartas-feiras e sábados na Feira Agroecológica de Teresópolis na Rua Tenente Luiz Meirelles, s/n, Várzea (próximo à rodoviária), de 8 às 14 horas, e na Feira Agroecológica da UFRJ às quintas-feiras de 8 às 15h na entrada do CCS (Centro de Ciências da Saúde- entrada principal), na entrada do CT (Centro de Tecnologia, bloco A) e na Reitoria (Entrada do Prédio).
Pé de alface