LaVAPer – Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura

O LaVAPer (Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura) desempenha a função de centro de tecnologias sociais, devido à interação das atividades de extensão, pesquisa e ensino, em um espaço laboratorial vivo e aberto a visitação na Universidade.  O LaVAPer surgiu como a primeira ação prática do grupo com o intuito de promover a recuperação de áreas degradadas por meio de sistemas agroflorestais.

Desde o início o LaVAPer procurou se constituir como centro de experiências e produção de tecnologias sociais e partilha de conhecimento que integra as demais linhas de atuação do projeto: Tecnologias sociais em comunidades, Aproximação consumidor-produtor, Educação ambiental no ensino formal e Comunicação.

 A pesquisa no LaVAPer se divide em quatro grandes linhas: Agrofloresta, Bioconstrução, Saneamento Ecológico e Ecopedagogia. O Laboratório já conta com um Sistema Agroflorestal (SAF) de sete anos, dois banheiros secos, leiras de compostagem, minhocário, espiral de ervas, hortas, estruturas de bambu, telhado verde, áreas de convivência, sala de reunião e trilha ecopedagógica.

Esse espaço recebe mutirões semanais e aulas práticas da disciplina de extensão MUDA. Visitas guiadas são realizadas periodicamente com turmas de escolas e universidades. O espaço recebe também eventos das redes de agroecologia, como foi o Mutirão Ciranda em maio de 2016, contando com a presença de 24 pessoas de 13 coletivos.

 

Agrofloresta vista de cima
Agrofloresta vista de cima, LaVAPer

 

Safra de algodão do LaVAPer
Safra de algodão do LaVAPer