Educação Ambiental no Ensino Formal
Por abordar temas que induzem a readequação de hábitos e por questionar modelos pedagógicos de reprodução social, o Grupo MUDA UFRJ vem experimentando práticas pedagógicas diferenciadas, baseadas na participatividade, interdisciplinaridade, dialética, materialidade da ação, trabalho em equipe, artes e dinâmicas lúdicas. Baseando-nos na premissa que ninguém sabe tanto que não aprenda e nem saiba tão pouco que não ensine, buscamos entender pedagogia como as formas de proporcionar ambientes de ensino-aprendizagem horizontal. O propósito geral das ações é sustentado pelo tema transversal saúde, o embasamento das atividades consiste na contextualização histórica: passado, presente, futuro. Um ensino voltado à saúde integral deve levar em consideração trabalhar as áreas temáticas, alimentação, corpo e mente, doenças e terapias, pessoas, ferramentas, ambiente. As convergências metodológicas perseguidas são a participatividade, interdisciplinaridade, dialética e materialidade da ação.
O MUDA atua no ensino formal ministrando aulas de Educação Ambiental para turmas do ensino fundamental da Escola Municipal Tenente Antônio João, que fica localizada na Ilha do Fundão. As atividades tiveram inicio em 2014, tendo resultados positivos por meio de dinâmicas que buscam contrapor os métodos formais de ensino através de atividades práticas de plantio num espaço da própria escola, assim como atividades de compostagem, reciclagem, permacultura entre outras dinâmicas. O intuito principal desta linha de ação é buscar por intermédio da interdisciplinaridade de assuntos ligados ao meio ambiente permitir que as crianças sejam as próprias protagonistas de suas aprendizagens, interligando a teoria à pratica pois o MUDA acredita que educar também é dar autonomia e senso crítico para explorar os diversos assuntos através da experiência empírica, em outras palavras, aprender fazendo.
Espaço Amora, na EMTAJ